O Departamento de Ação Social e Saúde Pública visa promover a consciencialização cívica e solidária dos estudantes do MICF da UBI.

O Departamento de Ação Social e Saúde Pública do UBIPharma encontra-se integrado na Coordenação Nacional de Educação e Promoção para a Saúde da APEF e na Coordenação Nacional de Intervenção Cívica e Ação Social da APEF.

Recolhas Solidárias

Ao acreditarmos que a responsabilidade social e o espírito de interajuda devem ser caraterísticas de um profissional de saúde, queremos garantir as oportunidades certas para que os estudantes do MICF da UBI desenvolvam estas qualidades pessoais. As recolhas solidárias a implementar permitir-nos-ão estreitar esta ligação entre os estudantes e quem mais precisa, proporcionando a formação de futuros profissionais mais cientes das necessidades do próximo e mais atentos à sociedade que os rodeia.

Campanhas de Saúde Pública

As campanhas de saúde surgem no decorrer da necessidade do UBIPharma se assumir como entidade capaz de intervir ao nível da promoção e educação para a saúde, bem como na formação cívica da população.
As campanhas a desenvolver visam sensibilizar, consciencializar, informar e incentivar a sociedade para hábitos e estilos de vida mais saudáveis e responsáveis. Assim, através de uma divulgação digital e, tanto quanto possível, física, pretendemos chegar aos estudantes do MICF da UBI, estudantes de outras áreas e à população em geral, adquirindo o UBIPharma um papel facilitador na transmissão de conteúdos preventivos para a comunidade.

  • Semana de Prevenção do Cancro: Dando continuidade às edições anteriores da “Pink Week: Semana de Prevenção do Cancro da Mama” e da “Love Your Lungs Week: Semana de Prevenção do Cancro do Pulmão”, é nosso objetivo manter a parceria com a AAUBI e durante esta semana, percorrer as diversas faculdades da UBI, de modo a alertar para comportamentos de risco, sintomas e promover a prevenção do cancro. No final da semana, será realizado um simpósio, dado por um especialista da área, para consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da semana.
  • Saúde Mental: Tendo em conta que nos dias que correm, a Saúde Mental é um problema emergente na nossa sociedade e que, a comunidade estudantil é das mais afetadas por toda a pressão social e educativa a que estão sujeitos ao longo do curso, achamos de extrema importância dar aos nossos estudantes a oportunidade de se informarem mais acerca do assunto. Deste modo, poderão ficar mais atentos a possíveis sinais que possam surgir bem como aprender como lidar com eles.

Rastreios

Os rastreios são ferramentas fundamentais na promoção da saúde e prevenção da doença, uma vez que nos permitem alertar para a deteção precoce de eventuais problemas de saúde. Para além disso, permitem uma aproximação à população e ainda o desenvolvimento de competências de comunicação no estudante do MICF da UBI. Pretendemos ainda realizar formações específicas para os rastreios a desenvolver.

  • Colaboração com a Mutualista Covilhanense: A associação Mutualista Covilhanense é uma associação sem fins lucrativos que se pauta diariamente pela mutualidade e responsabilidade social. Neste sentido, com o propósito de facilitar, ajudar e apoiar a vida dos covilhanenses, colaboraremos com esta associação ao longo do ano na realização de rastreios cardiovasculares.
  • III Rastreios do UBIPharma – Dia de Rastreios nas Farmácias da Covilhã: A terceira edição do Dia de rastreios UBIPharma é uma atividade que visa a implementação de um dia de rastreios comum em várias farmácias da Covilhã em cooperação com estudantes do MICF da UBI. A mobilização das farmácias da cidade para um propósito comum permite-nos antecipar um aumento de ganhos em saúde para a população.

 

Coordenadora do departamento de Ação Social e Saúde Pública

Joana Ferreira – saudepublica.ubipharma@fcsaude.ubi.pt

Tel: 969014046