Departamento de Ação Social e Saúde Pública
O Departamento de Ação Social e Saúde Pública tem como objetivo a integração dos alunos do MICF na comunidade, de modo a não sermos futuros profissionais de saúde somente dotados de conhecimento científico, mas também com uma componente social associada. 
Na vertente da promoção para a saúde, este departamento tem como função corrigir  riscos comuns no dia-a-dia da comunidade, bem como fornecer as ferramentas corretas aos nossos estudantes para que possam transmitir informações adequadas e válidas, relativamente aos temas no âmbito da saúde.  
Deste modo o departamento visa à criação de atividades que suscitam a inserção dos alunos na comunidade assim como formas diferentes de intervenção na mesma. 
O Departamento de Ação Social e Saúde Pública do UBIPharma encontra-se integrado na Coordenação Nacional de Saúde Pública (CNaSP)  da APEF.
				
							Luana Pina 
 
 Coordenadora de Ação 
 Social e Saúde Pública						
					
											925 685 190
							Joana Branco 
 
 Coordenadora de Ação  
 Social e Saúde Pública						
					
											936 005 385
ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO
Estas campanhas têm como objetivo informar a população sobre certas patologias, alertar para os possíveis fatores de risco, clarificar conceitos, dar a conhecer instituições de apoio para doentes com estas patologias, bem como consciencializar sobre as mesmas. Exemplos são as Semanas do Cancro e das Doenças Crónicas.
Estas iniciativas permitem explorar temas essenciais que, embora não explicitamente contemplados nas Unidades Curriculares, são fundamentais para a formação de futuros profissionais de saúde, garantindo uma aprendizagem mais dinâmica.
Esta atividade pressupõe a aproximação dos estudantes à comunidade que nos acolhe, a Covilhã, e desde logo promover o espírito de solidariedade e contacto entre gerações. Pretende-se ainda dar a conhecer aos novos estudantes a cidade que os vai acolher nos próximos cinco anos.
O Gabinete de Voluntariado tem como objetivo dar voz às instituições de cariz solidário e aproximar os estudantes do MICF das mesmas.
Podes consultar mais informações aqui.