Avançar para o conteúdo

Departamento Científico

Coordenadora do
Científico

Filipa Castro

cientifico.ubipharma@fcsaude.ubi.pt
964 232 260
LinkedIn

O Departamento Científico tem como objetivo proporcionar aos estudantes do MICF formações complementares para uma boa prática farmacêutica no futuro e também aproximar os alunos da exigência do mercado de trabalho. Assim, temos o intuito de realizar atividades formativas dinâmicas, com temas da atualidade que visam preencher lacunas que não estão contempladas no currículo formativo da UBI e ainda aprofundar outros que possam estar inseridos neste.
O Departamento Científico do UBIPharma encontra-se integrado na Coordenação Nacional de Formação e Ensino (CNaFE) da APEF.

ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO

Uma atividade de elevado prestígio que é uma oportunidade de aprendizagem e contacto com entidades externas que vêm representar a área científica que será abordada. O Congresso Científico Anual pretende promover a formação dos futuros farmacêuticos com discussão de temas relevantes da atualidade farmacêutica, contando em geral com oradores reconhecidos na área escolhida.

VII Congresso Anual UBIPharma – O Farmacêutico e a Oncologia: Atualidade e Futuro

O Farmacêutico Olas é uma atividade onde estudantes do MICF vão a infantários contar uma história, em que o farmacêutico Olas é o herói. O objetivo desta iniciativa é sensibilizar as crianças para um determinado tema de forma a reterem conhecimentos através da história contada. Antes dos estudantes irem aos infantários, eles têm uma formação relativa ao tema escolhido.

Farmacêutico Ambientolas

De modo a complementar os conteúdos curriculares abordados no MICF, são realizadas palestras com temas que haja a necessidade de aprofundar, para solidificar a formação contínua e enriquecer assim o futuro profissional dos estudantes.

O Sifarma é a ferramenta de gestão e atendimento das Farmácias Comunitárias. Com esta formação pretende-se promover as bases necessárias para que os estudantes finalistas, que irão começar o seu estágio, se sintam mais à confortáveis na sua utilização durante o estágio curricular.

Formação Sifarma (2021)

Com estas formações pretendemos complementar o plano curricular do MICF e fornecer aos nossos estudantes os conhecimentos necessários para atuar em situações de emergência quer a nível profissional, mas também a nível pessoal. Esta é também uma formação, por vezes, exigida pelas entidades empregadoras.