Avançar para o conteúdo

Departamento Pedagógico
e Política Educativa

O Departamento Pedagógico e Política Educativa serve de ponte entre os docentes e os discentes do MICF da UBI, sendo assim possível desenvolver orientações pedagógicas relativas ao desenvolvimento de novas e melhores condições de formação e ensino.
Pretende-se ainda dar voz aos estudantes que são representados pelo UBIPharma, sendo este o pilar basilar para a inovação e a procura de estratégias com vista a enriquecer a experiência formativa dos estudantes.
Este Departamento está ainda integrado na Coordenação Nacional de Estágios e Saídas Profissionais (CNESP) da APEF e no Grupo de Trabalho para a Política Educativa (GTP) da APEF.

Coordenadora do Pedagógico

Mariana Capelão

pedagogico.ubipharma @fcsaude.ubi.pt
963 151 195
LinkedIn

Coordenador para a Política Educativa

Pedro Cascais

politicaeducativa.ubipharma @fcsaude.ubi.pt
937 563 669
LinkedIn

ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO

As Jornadas Ibéricas de Toxicologia são um projeto que dá a oportunidade aos participantes de presenciar um evento científico onde há apresentação e discussão científica de trabalhos desenvolvidos por investigadores tanto portugueses como espanhóis na área da toxicologia.

Oferece aos alunos a possibilidade de realizarem estágios extracurriculares, no período do verão, de forma a contactarem antecipadamente com o mercado de trabalho, ajudando-os a desenvolverem capacidades proveitosas para o futuro profissional na profissão farmacêutica.

Trata-se de um Programa de Mentoria, que, em conjunto com a Rede Alumni, tem como intuito aproximar os estudantes do mundo de trabalho e dar a oportunidade de esclarecerem todas as dúvidas com profissionais de uma determinada área do setor farmacêutico.

Após cada semestre do MICF, será recolhida a opinião dos estudantes via inquérito onde irão constar os pontos fortes e fracos de cada Unidade Curricular, e sugestões de melhoria. Posteriormente, toda a informação servirá para a realização do Relatório Pedagógico que será enviado à comissão de curso de forma a ser analisado, com vista à melhoria do ensino farmacêutico na Faculdade de Ciências da Saúde.

Consiste numa semana dedicada à divulgação de diversas áreas de atuação farmacêutica através de palestras diárias dirigidas por profissionais que exercem nas respectivas áreas.

Tem como objetivo desenvolver stands de várias entidades do setor farmacêutico onde estão presentes os respectivos representantes de forma a divulgar as suas empresas e esclarecer todas as dúvidas aos estudantes interessados.

Através de posts nas redes sociais e publicações no site do UBIPharma, pretendemos fazer chegar aos alunos do MICF temas pertinentes e de interesse, tais como o regulamento da UBI e os direitos e deveres dos estudantes.