Avançar para o conteúdo

Departamento de Ação Social e Saúde Pública

O Departamento de Ação Social e Saúde Pública tem como objetivo a integração dos alunos do MICF na comunidade, de modo a não sermos futuros profissionais de saúde somente dotados de conhecimento científico, mas também com uma componente social associada.
Na vertente da promoção para a saúde, este departamento tem como função corrigir riscos comuns no dia-a-dia da comunidade, bem como fornecer as ferramentas corretas aos nossos estudantes para que possam transmitir informações adequadas e válidas, relativamente aos temas no âmbito da saúde.
Deste modo o departamento visa à criação de atividades que suscitam a inserção dos alunos na comunidade assim como formas diferentes de intervenção na mesma.
O Departamento de Ação Social e Saúde Pública do UBIPharma encontra-se integrado na Coordenação Nacional de Intervenção Cívica e Educação Para a Saúde (CNICES) da APEF.

Coordenadora de Ação
Social e Saúde Pública

Sónia Silva

saudepublica.ubipharma @fcsaude.ubi.pt
915 286 721
LinkedIn

Coordenadora de Ação
Social e Saúde Pública

Magda Santos

saudepublica.ubipharma @fcsaude.ubi.pt
968 570 554

ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO

Estas campanhas têm como objetivo informar a população sobre certas patologias, alertar para os possíveis fatores de risco, clarificar conceitos, dar a conhecer instituições de apoio para doentes com estas patologias, bem como consciencializar sobre as mesmas.  Exemplos são as Semanas do Cancro e das Doenças Crónicas.

Os Fóruns de Discussão têm por base a promoção de debates subordinados a temas atuais, que nos façam repensar em que sociedade vivemos. Estes fóruns, permitem que haja uma maior intervenção dos estudantes numa discussão orientada por especialistas na temática abordada, de modo a conduzir a uma troca de ideias e conhecimentos.

Os rastreios permitem a  intervenção dos estudantes do MICF da UBI na prevenção e controlo de doenças crónicas da comunidade, promovendo atividades que possibilitam colocar o conhecimento destes em prática, aliado a uma maior proximidade com os utentes. Assim, para além da promoção da saúde derivada de a um maior rastreamento, pretendemos uma maior consciencialização para os comportamentos do quotidiano tanto dos estudantes como das comunidades em que iremos intervir.

Esta atividade pressupõe a aproximação dos estudantes à comunidade que nos acolhe, a Covilhã, e desde logo promover o espírito de solidariedade e contacto entre gerações. Pretende-se ainda dar a conhecer aos novos estudantes a cidade que os vai acolher nos próximos cinco anos. 

Bem-haja, Covilhã! (2021)

O Gabinete de Voluntariado tem como objetivo dar voz às instituições de cariz solidário e aproximar os estudantes do MICF das mesmas.  Podes consultar mais informações aqui.

Neste dia procuramos reconhecer e valorizar todos os que dedicam parte do seu tempo a tornar o dia de alguém melhor. Através da dinamização de atividades conjuntamente com as instituições, pretende-se não só assinalar este dia, mas também motivar os estudantes a associarem-se às instituições e às suas causas sociais.